4 de outubro de 2016

IFPE oferece 4.746 vagas no Vestibular 2017.1.

ifpe
Inscrições começam segunda Vagas estão distribuídas entre os 16 campi e sete polos da EaD. 
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vai oferecer 4.746 vagas para o Vestibular 2017.1. Neste ano, a grande novidade é a criação de dois novos cursos superiores: Engenharia Mecânica (Campus Recife) e Engenharia Elétrica (Campus Garanhuns e Campus Pesqueira). O primeiro era oferecido apenas no Campus Caruaru e, agora, terá 35 vagas também na capital do estado, onde havia apenas o curso técnico em Mecânica. Já o curso de Engenharia Elétrica é inédito na instituição e surge para atender uma demanda do agreste pernambucano. Para primeira entrada, serão oferecidas 40 vagas para o Campus Garanhuns através do Vestibular. Outras 40 vagas serão abertas no Campus Pesqueira, no segundo semestre, via SiSU.
O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira. A nova edição do processo seletivo é válida para os 16 campi do Instituto, além de sete polos de Educação a Distância (Limoeiro, Águas Belas, Surubim, Palmares, Sertânia, Santa Cruz do Capibaribe e Pesqueira) Há 1.299 vagas em cursos na forma de articulação Integrada, voltado para quem deseja aliar a formação técnica às disciplinas do Ensino Médio; 2.060 na Subsequente para quem já concluiu o Ensino Médio e 144 na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para quem tem mais de 18 anos e não concluiu o Ensino Médio. Para os cursos superiores, 1.243 vagas são ofertadas através do Vestibular. No IFPE, há opções de cursos como Design Gráfico, Turismo, Agroecologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de Engenharias, Licenciaturas e Bacharelados nas mais diversas áreas.
Inscrições – As inscrições começam na próxima segunda-feira e seguem até o dia três de novembro. Os candidatos devem acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (cvest.ifpe.edu.br), preencher a ficha de inscrição e emitir o boleto, no valor de R$ 25 para cursos técnicos e R$ 50 para cursos superiores. O pagamento deve ser feito somente nas agências do Banco do Brasil até o dia quatro de novembro. A inscrição é gratuita para os que concorrerão às vagas dos cursos oferecidos na modalidade Proeja.
Os estudantes com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, oriundos de escolas públicas, bolsistas de escolas privadas e egressos de programas como o Mulheres Mil e o Proifpe podem solicitar gratuidade na inscrição até o dia 13/10 através do site cvest.ifpe.edu.br. Depois, o candidato deve procurar o campus onde pretende concorrer à vaga, no período de 10 a 14/10, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para entregar a documentação exigida. A lista dos contemplados com a isenção será divulgada no dia 18/10. Todos os candidatos que conquistarem a isenção já estarão automaticamente inscritos no Vestibular 2017.1.
Provas – As provas estão marcadas para o dia 27 de novembro e terão 30 questões de múltipla escolha, no caso dos cursos técnicos, e 50 no caso dos cursos superiores. Neste último caso, os candidatos também terão que fazer uma redação. A data prevista para divulgação do listão com o nome dos aprovados é 19/12.
Os candidatos com deficiência motora, visual, auditiva ou cognitiva podem solicitar a aplicação da prova em condições especiais.  A CVEST pode disponibilizar, por exemplo, um fiscal para marcação do gabarito, uma versão da prova com fonte ampliada, um ledor para prova ou mesmo um intérprete de Libras. Para realizar a prova em regime especial, basta apresentar requerimento, disponível no Manual do Candidato, e entregá-lo devidamente documentado com atestado médico contendo diagnóstico e CID (Código Internacional de Doenças) no período de 10/10 a 04/11.
Cotas – Metade das vagas do Vestibular 2017.1 é oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar por subcotas de renda ou de etnia. A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da Zona Rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Neste caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).
Segunda entrada –  A seleção para os cursos superiores e técnicos subsequentes com início no segundo semestre será feita via SiSU e SiSUTec, respectivamente. Ambos utilizam como critério a nota obtida no Enem. Outras informações podem ser obtidas através do site da CVEST ou pelo telefone: (81) 2125 1724.
Confira o cronograma:
Inscrição: 10.10 a 03.11
somente pelo site ifpe.edu.br
Cartão de Inscrição
Liberação: A partir de 14/11
Retificação: A partir de 14/11
Prova: 27/11
Listão: 19/12. 



Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates